

Frequentemente pensamos que a hipertensão aparece sozinha em adultos e pessoas idosas. Entretanto, a hipertensão nas crianças se está convertendo em uma preocupação. A diferença dos adultos, as crianças não têm um nível de pressão arterial padrão para determinar o estado da hipertensão. Por tanto, uma crianças tem suspeita de hipertensão quando a pressão arterial está consistentemente mais alta que o nível habitual de 95% das crianças da mesma idade, sexo e altura.
A causa

Na maioria dos casos, a causa da hipertensão nas crianças e o estado da doença varia segundo a idade da criança. As crianças menores têm mais probabilidades de ter hipertensão como uma complicação de outra doença. Especialmente os bebês prematuros são propensos à hipertensão devido a complicações nos rins, os pulmões, coração ou o sistema circulatório.
Em jovens e crianças em idade escolar, a causa da hipertensão é mais difícil de identificar. As investigações mostram que os meninos obesos são mais propensos a ter hipertensão que seus colegas. Segundo as estatísticas, 50% dos casos de crianças de 7 anos com hipertensão são causadas pela obesidade. Este número continua aumentando a 85-95% em menores. Isso se deve em grande parte ao costume de ser sedentário e comer pouco saudável (muitas comidas rápidas e bebidas açucaradas) na maioria dos meninos da sociedade moderna.
Sintomas e Diagnóstico
Ao igual que os adultos, a hipertensão nas crianças é uma assassina silenciosa, que raras vezes mostra sintomas. Para diagnosticá-lo com precisão, deve levar seu filho a um médico ou centro médico para controlar sua pressão arterial. Geralmente a pressão arterial é mais baixa que a pressão arterial de um adulto, mas se a pressão arterial de seu filho está alta durante três visitas consecutivas, necessitam-se algumas provas mais para verificar se tem Hipertensão ou não.
Os especialistas recomendam que as crianças de três anos de idade e maiores revisem a pressão arterial durante os exames físicos. A detecção precoce da doença ajudará aos médicos a tratar e prevenir complicações graves com o tempo. Leve seu filho à clínica e revise sua pressão arterial exatamente como se programou, especialmente quando seu filho é obeso ou se em sua família há antecedentes de hipertensão.
Tratamento

Se não se tratar de forma precoce e adequada, a hipertensão nas crianças pode provocar um acidente cerebrovascular, ataque cardíaco ou insuficiência renal. Em contraste, o apoio das famílias e os médicos ajudará aos meninos a controlar facilmente seus níveis de pressão arterial, evitando assim o risco de complicações.
-
Trocar a dieta
A partir do fato de que as crianças obesas são propensas à hipertensão, a perda de peso será o primeiro passo no tratamento da hipertensão para as crianças. Uma dieta que ajuda a prevenir a hipertensão (DASH para abreviar) recomenda que os meninos comam menos gorduras saturadas e aumentem suas dietas de verduras, frutas e grãos integrais. Pode ajudar seu filho preparando comidas saudáveis no lar, limitando a quantidade de sal utilizada no processo de degustação, na cozinha e ter cuidado ao comprar comidas enlatadas
-
Atividade física
Além da nutrição, a atividade física é uma forma efetiva de ajudar a prevenir a hipertensão nas crianças. Os médicos recomendam que as crianças com hipertensão se exercitem ou pratiquem esportes. Combinando atividades fortes (correr) durante pelo menos uma hora ao dia, aproximadamente 3 vezes por semana. Pode ajudar a seus filhos limitando a quantidade de tempo que passam jogando ou olhando televisão. Toda a família pode praticar esportes ao ar livre com os filhos para ajudar a controlar os níveis de pressão arterial.
-
Tomar remédio
Geralmente, os médicos não darão prioridade aos medicamentos receitados para a hipertensão nas crianças, entretanto, quando as mudanças no estilo de vida não trazem resultados satisfatórios, este será um suplemento necessário para as crianças. Alguns medicamentos típicos utilizados para meninos com hipertensão incluem: diuréticos, inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores betas. A dose para meninos sempre deve ajustar-se para adaptar-se à idade e ao peso da criança. Sempre consulte a seu médico quando seu filho tomar medicamentos anti-hipertensivos.