

Cerca de 36 milhões de brasileiros possuem hipertensão, segundo a 7ªDiretriz de Hipertensão Arterial Brasileira, e a adesão ao tratamento é fundamental para a melhora da qualidade de vida.
MAS … O QUE É ADESÃO?
Diferente do que muitos pensam, a adesão ao tratamento não é um bicho de 7 cabeças. Tomar seu medicamento todos os dias nos horários certos, já é o primeiro passo para alcançar a tão sonhada adesão.
Fazer uma mudança no estilo de vida, seguir sua dieta alimentar, seguir como recomendações do médico e outros profissionais da saúde que participar do seu tratamento, também são formas de melhorar sua adesão ao tratamento e alcançar melhores resultados e qualidade de vida.
COMO MELHORAR A ADESÃO AO TRATAMENTO?
Não existe uma fórmula mágica, mas com algumas atitudes simples essa melhora pode ser alcançada.
- Associação os horários dos medicamentos com a sua rotina, como por exemplo: No café-da-manhã tomar medicamento x, após o almoço preciso tomar medicamento y.
- Se você é um paciente idoso, ou possui um idoso aos seus cuidados, lembre-se de deixar o medicamento sempre à vista e tomar cuidado com a alimentação.
- Crie uma tabelinha com os horários dos horários, principalmente se os muitos, para ajudar a lembrar dos horários. Deixar, por exemplo, na porta da geladeira é um jeito de sempre estar olhando para ela.
- Criar alarmes no despertador do celular, ou outros aparelhos, também é uma excelente forma de lembrar do horário dos medicamentos.
- Organizar como caixas dos medicamentos na ordem que precisa ser tomados, também pode ajudar na organização e como lembrete do próximo medicamento.
- Não tenha vergonha de falar sobre sua doença com seus familiares e cuidadores, principalmente sobre sintomas.
- Pratique atividades que lhe motivem e goste, além de melhorar a saúde, também podem tornar mais fácil a adesão ao tratamento.
- Por última, mas não menos importante, aprenda sobre a sua doença! O conhecimento sobre como é a doença, seus sintomas e meios de como melhorar o estilo de vida pode sim lhe ajudar a tornar seu tratamento melhor.
LEMBREM-SE!
Qualquer dúvida sobre seu tratamento, ou aparecimento de novos sintomas, não interrompa o tratamento e consulte seu médico!
E, se quer aprender mais sobre a hipertensão e ter dicas para melhorar sua relação com a doença. Confira os outros posts aqui do site!
Referências:
MALACHIAS MVB, Souza WKSB, Plavnik FL, Rodrigues CIS, Brandão AA, Neves MFT, et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol 2016; 107 (3Supl.3): 1-83.
PUCCI, Nicole et al. Conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e adesão ao tratamento anti-hipertensivo em idosos.
DE GUSMÃO, Josiane Lima; MION JR, Décio. Método ao tratamento – conceitos. Rev Bras Hipertens vol, v. 13, n. 1, pág. 23-25, 2006.